28 de agosto de 2024
ZDB apresenta Niecy Blues
Outra tradição nos Concertos L, todos os anos uma noite é da responsabilidade da conceituada Galeria Zé dos Bois em Lisboa.
No seu álbum de estreia, Niecy Blues, apresenta o seu conjunto de respostas sussurradas/filtradas para resolver estas questões, criando uma tapeçaria sónica, que fica entre o ambient, o r&b e o gospel.
Com uma identidade vincada que tanto a coloca perto de uma abordagem moderna à neblina do trip-hop como de expressões particulares de visionárias do agora como Kelela ou Solange (tal como elas, tem vocalizações, melodias e harmonias com elegância para dar e vender), a artista americana chamou para este disco um colaborador de sempre, Khari Lucas (aka Contour), mas também Mary Lattimore (harpista que dá um ar da sua graça em “Exits”), KeiyaA (que empresta voz e toca saxofone em “Soma”, único tema que conta com banda alargada para imaginar jazz com espíritos lá dentro), Durand Bernarr, Brian Foote, Zeroh ou Qur’an Shaheed, nomes próximos, cada um à sua maneira, do universo singular que ergueu.
Depois de uma juventude com presença forte de igrejas, cultos e religião, Blues bate com a porta a esse passado neste primeiro esforço em formato longa-duração e entrega-se a uma espiritualidade que vem de um desconhecido menos opressivo.
Relembramos que só é possível se inscrever nos dois próximos concertos, o link para a inscrição deste concerto fica disponível a partir de 10 de Agosto.